SOBRE O RESPONSÁVEL DESTE LINK

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

PORTO ILHA DE AREIA BRANCA

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Areia Branca, por iniciativa do seu presidente, Ubiraci Costa Seixas, está encampando a luta pela inclusão do Porto-Ilha, que completou 33 anos de sua primeira operação no último dia 4, na relação das maravilhas do Rio Grande do Norte que serão escolhidas pela campanha promovida pelo Diário de Natal/O Poti.

No Estado, estão registrados 130 pontos como maravilhas. Na relação não consta o Porto-Ilha, também conhecido como Terminal Salineiro de Areia Branca. Fato que levou o dirigente da CDL local a enviar uma correspondência à organização da campanha, sugerindo sua inclusão na lista.

No ofício enviado ao Diário de Natal/O Poti, Ubiraci Seixas indica o Porto-Ilha para participar da escolha das Sete Maravilhas do Rio Grande do Norte, por considerar que o terminal significa uma das principais obras da engenharia naval e futuramente um dos principais atrativos turísticos do Pólo Costa Branca.

O empreendedor Ubiraci Seixas reforça o pleito, defendendo que o Porto-Ilha realizou sua primeira operação em 4 de setembro de 1974, há 33 anos, portanto. Mas bem antes, a partir de 1º de março de 1974, a ilha artificial, construída de areia e aço, em alto-mar, com aproximadamente 15 mil metros quadrados, já funcionava como porto de escoamento de todo o sal produzido no Rio Grande do Norte e exportado para os EUA, Europa e África, entre outros países, bem como estados de várias regiões do Brasil.

Denominado de Terminal Salineiro de Areia Branca Luiz Fausto de Medeiros, na sua construção foram investidos 35 milhões de dólares. O projeto de engenharia foi de responsabilidade da empresa americana Soros Associates Consulting Engineers. O Porto-Ilha é reconhecido internacionalmente e ganhou o primeiro lugar em engenharia marítima e considerado um dos dez melhores projetos em todos os ramos da engenharia. É uma obra pioneira em toda a América Latina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Marilia Jullyetth Bezerra das Chagas, natural de Apodi-RN, nascida a XXIX - XI - MXM, filha de José Maria das Chagas e de Maria Eliete Bezerra das Chagas, com dois irmãos: JOTAEMESHON WHAKYSHON e JOTA JÚNIOR. ja residi nas seguintes cidades: FELIPE GUERRA, ITAÚ, RODOLFO FERNANDES, GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO e atual na cidade de Apodi. Minha primeira escola foi a Creche Municipal de Rodolfo Fernandes, em 1985, posteriormente estudei em Governador Dix-sept Rosado, na no CAIC de Apodi, Escola Estadual Ferreira Pinto em Apodi, na Escola Municipal Lourdes Mota. Conclui o ensino Médio na Escola Estadual Professor Antonio Dantas, em Apodi. No dia 4 de abril comecei o Ensino Superior, no Campus da Universidade Fderal do Rio Grande do Norte, no Campus Central, no curso de Ciências Econômicas. Gosto de estudar e de escrever. Amo a minha querida terra Apodi, porém, existem muitas coisas erradas em nossa cidade, e parece-me que quase ninguém toma a iniciativa de coibir tais erros. Quem perde é a população.

OESTE NEWS

OESTE NEWS
A SUA ENCICLOPÉDIA DIGITAL, COM 10 BLOGS E 634 LINKS

OESTE NEWS

OESTE NEWS
A SUA ENCICLOPLÉDIA DIGITAL, COM 10 BLOGS E 638 BLOGS